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Descrição do produto

Velas de Ignição Bosch. QUALIDADE DE EQUIPAMENTO ORIGINAL. 100% das velas Bosch possuem tratamento de níquel na carcaça, que proporciona maior resistência à corrosão e segurança na remoção. Ótima ignição e performance do motor. Alta cobertura de mercado, acima de 98% da frota brasileira. Maior durabilidade, em função dos eletrodos em níquel-ítrio, inclusive em veículos a GNV. Máxima supressão de interferências eletromagnéticas (velas resistivas). Instruções de instalação: Velas com assento plano com anel de vedação (famílias U, V, X, Y, Z, F, W, WS e M) 1° aperto: 90° | Reaperto: 30° Velas com assento cônico sem anel de vedação (famílias H, K e D) 1° aperto: 15° | Reaperto: 15° Para mais informações sobre instalação e análise do estado da vela, acesse: http://goo.gl/vX19ON

Altura: 1 cm

Largura: 0.25 cm

Comprimento: 0.87 cm

Peso Bruto: 0.056 kg


Marca: Bosch

Código da Peça: F000KE0P24

Código da Peça Simplificado: FR8ME+ ou SP24; P24

Material: Eletrodo de níquel-ítrio

Linha: Leve

Veja o manual

Vela de Ignição SP24 - FR8ME+ - Bosch - F000KE0P24 - Jogo

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Compatibilidade da peça

CITROEN PEUGEOT

AIRCROSS 2012 1.6 16V FLEXSTART

AIRCROSS 2013 1.6 16V FLEXSTART

AIRCROSS 2014 1.6 16V FLEXSTART

AIRCROSS 2015 1.6 16V FLEXSTART

AIRCROSS 2016 1.6 16V FLEXSTART

BERLINGO 2005 1.6I 16V

BERLINGO 2006 1.6I 16V

BERLINGO 2007 1.6I 16V

C3 2003 1.6 16V

C3 2004 1.6 16V

C3 2005 1.6 16V

C3 2006 1.6 16V

C3 2007 1.6 16V

C3 2008 1.6 16V

C3 2009 1.6 16V

C3 2010 1.6 16V

C3 2011 1.6 16V | PICASSO 1.6 16V FLEX

C3 2012 1.6 16V | PICASSO 1.6 16V FLEX

C4 2007 2.0

C4 2008 2.0

C4 2009 2.0

C4 2010 2.0

C4 2011 2.0

C4 2012 2.0

C4 2013 2.0

C4 2014 2.0

C4 2015 2.0

C4 2016 2.0

XSARA PICASSO 2000 2.0I 16V

XSARA PICASSO 2001 2.0I 16V

XSARA PICASSO 2002 2.0I 16V

XSARA PICASSO 2003 2.0I 16V

XSARA PICASSO 2004 2.0I 16V

XSARA PICASSO 2005 1.6I 16V | 2.0I 16V

XSARA PICASSO 2006 1.6I 16V | 2.0I 16V

XSARA PICASSO 2007 1.6I 16V | 2.0I 16V

XSARA PICASSO 2008 1.6I 16V | 2.0I 16V

XSARA PICASSO 2009 1.6I 16V | 2.0I 16V

XSARA PICASSO 2010 1.6I 16V | 2.0I 16V

XSARA PICASSO 2011 1.6I 16V | 2.0I 16V

XSARA PICASSO 2012 1.6I 16V | 2.0I 16V

206 2001 1.6I 16V

206 2002 1.6I 16V

206 2003 1.6I 16V

206 2004 1.6I 16V | SW 1.6I 16V

206 2005 1.6I 16V | SW 1.6I 16V

206 2006 1.6I 16V

206 2007 1.6I 16V

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307 2006 1.6I 16V | 2.0I 16V | 2.0I 16V | 2.0I SEDAN 16V

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PARTNER 2004 1.6I 16V

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Guia do Consumidor

Velas de Ignição

A vela de ignição é um eletrodo isolado, que conectado através de um cabo blindado a bobina de ignição, recebe uma tensão média entre 20.000 e 30.000 Volts, provocando uma centelha dentro da câmara de combustão.

Composição

  1. Pino ou Terminal (metal);
  2. Isolante (fabricado em cerâmica);
  3. Carcaça (metal bicromatizado);
  4. Vedador (metal macio);
  5. Eletrodo Massa (liga de níquel);
  6. Eletrodo Central (cobre com liga de níquel na extremidade).

Localização

Função & Funcionamento

Função - É gerar uma centelha entre seus eletrodos, internos a câmara de combustão, provocando a queima controlada da mistura ar/combustível.

Funcionamento – Recebendo da bobina de ignição, através dos cabos de vela, uma corrente aproximada de 60 mA, e uma tensão próxima de 40.000 Volts, a corrente é conduzida através do eletrodo principal, até sua extremidade, onde devido a tensão, é vencida a rigidez dielétrica do ar, provocando uma centelha entre os eletrodos.

Exposta a situações como:

  1. Isolar tensões na ordem de 40.000 Volts;
  2. Resistir a temperaturas aproximadas de 1.000 graus Celsius;
  3. Resistência mecânica, capaz de resistir a 100 bar de pressão;
  4. Resistir a choques térmicos e ataques químicos.

Grau Térmico

É a capacidade da vela em dissipar o calor gerado pelas combustões.

Em velas quentes, a dissipação do calor é mais lenta, já para velas frias, a necessidade de dissipar o calor é mais breve, (razão de cada motor apresentar a necessidade de velas de ignição com grau térmico específico).

Códigos de Velas de Ignição

As velas são classificadas através de códigos específicos, que determinam:

  1. Grau térmico;
  2. Tipo de eletrodos;
  3. Comprimento de roscas e diâmetros;
  4. Materiais;
  5. Tipo de construções.

Carbonização

A carbonização é o acumulo de resíduos da combustão, (carvão), na extremidade da vela. A produção de resíduos de combustão em etanol e GNV são menores devido a característica química combustível, que possui menores cadeias de carbono.

Principais fatores que facilitam a carbonização de uma vela:

  1. Aplicação de vela com grau térmico errado;
  2. Motor queimando óleo lubrificante;
  3. Uso de veículos em baixas rotações por longos períodos.

Pré Ignição

É a inflamação da mistura, (ar + combustível), antes da centelha da vela. Esta inflamação geralmente é provocada, através de um ponto quente localizado, no interior da câmara de combustão.

Principais fatores:

  1. Taxa de compressão muito alta;
  2. Arrefecimento insuficiente.

Sintomas & Vida Útil

Sintomas:

  1. Partida do motor mais difícil;
  2. Motor falhando;
  3. Prejuízos na performance do motor;
  4. Emissões de poluentes amplificada;
  5. Consumo de combustível.

Vida Útil:

Recomendamos substituir o conjunto de velas de ignição entre 10 e 20 mil quilômetros.

* Consulte o manual do Fabricante do seu veículo.

Descrição de Montagem

* Devido a características construtivas, respeitar as montagens.

Recomendações na instalação das velas:

  1. Primeiro passo, examine se é a vela indicada para seu veículo;
  2. Antes de instalar, examine a folga entre eletrodos;
  3. Garanta o perfeito alinhamento entre as roscas da vela de ignição e o cabeçote do motor;
  4. A aplicação do torque deve ser delicada, consulte a tabela o fabricante, e aplique através de torquímetro.

Mitos & Verdades

Na aplicação de velas de ignição em motores alimentados por GNV, devo diminuir a folga dos eletrodos? Não.

Para motores modificados através da instalação de turbo compressores, é necessário substituir as velas de ignição? Sim.

Um pouco de História

Em 1860, Étienne Lenoir usou uma vela de ignição elétrica no seu motor a gás, o primeiro motor de pistão de combustão interna, e é creditado a ele a invenção da vela de ignição. As patentes iniciais para velas de ignição incluíram as de Nikola Tesla (1898), Richard Frederick Simms (1898) e Robert Bosch (1898). Mas a primeira vela de ignição de alta tensão comercialmente viável, foi do engenheiro da Robert Bosch.

Bobina de Rhumkorff


Palavras do Fabricante